classificacao-indicativa

Filmes, séries e jogos: saiba tudo sobre a Classificação Indicativa no Brasil

Você certamente já foi impactado pela recomendação na classificação indicativa no início de algum programa. Ou utilizou o controle de pais da SKY para editar a programação que os filhos têm acesso quando não está em casa, certo?

Arrisco a dizer ainda, que você sempre fica de olho nos símbolos que aparecem no canto inferior da sua TV, antes ou durante o filme, ou série que você vai assistir em família.

Preparamos um conteúdo para te ajudar a entender tudo sobre o funcionamento da classificação indicativa no Brasil. Vamos lá?

O que é a Classificação Indicativa no Brasil?

A Classificação Indicativa (ClassInd) é uma informação fornecida para famílias sobre a faixa etária adequada para assistir determinadas obras audiovisuais. Recebem classificação os produtos destinados à;

  • televisão
  • cinema
  • vídeo
  • jogos eletrônicos
  • aplicativos
  • e jogos de interpretação (RPG).

A ClassInd não substitui o cuidado dos pais.

 

Vale ressaltar que cada país tem as suas regras, e no Brasil as determinações seguem um manual orientado por diferentes profissionais nas áreas de psicologia, direito, pedagogia, entre outros.

Para definir uma recomendação de filme, por exemplo, toda a temática da obra é avaliada, e consequentemente os valores entre liberdade e proteção aos direitos da criança em uma sociedade são considerados.

Abaixo temos as descrições de cada classificação indicativa para você entender as legendas e atributos que carregam casa símbolo e faixa de idade.

 

Por quer saber tudo sobre a classificação indicativa?

Crianças e adolescentes atravessam uma fase onde as descobertas podem influenciar na sua formação, e é de responsabilidade dos pais ou responsáveis discutir sobre o acesso conteúdo assistido.

Com a aceleração das mídias, e a acessibilidade aos conteúdos, sobe o alerta para o desenvolvimento de ansiedade, depressão, agressividade entre outros comportamentos de forma precoce. Nesse sentido, é muito importante saber mais sobre a classificação indicativa dos filmes, séries, jogos e demais programas exibidos na programação da sua TV.

Classificação Indicativa x Censura

A Classificação Indicativa e Censura são duas coisas completamente diferentes.

A classificação tem o objetivo de informar a faixa etária de diferentes produções para que assim, os pais tenham o direito à escolha garantido. E as crianças, e adolescentes o seu desenvolvimento psicossocial preservado.

O Ministério da Justiça não proíbe a transmissão de programas, apenas informa quais não se recomendam, o que não substitui a decisão da família.

Foi o que aconteceu com o filme Deadpool 2 no Brasil, que em primeira análise, recebeu a classificação de “não recomendado para menores de 18 anos” por conter drogas, conteúdo impactante e violência extrema.

Após solicitação e reconsideração da decisão, o Ministério da Justiça classificou o filme como “não recomendado para menores de 16 anos”, ressaltada a presença de conteúdo com linguagem imprópria, drogas e violência.

A Sky Tv Assinaturas te ajuda com uma diversidade de conteúdo para toda a família, além do monitoramento para impedir que os seus filhos vejam conteúdo impróprio, a variedade de canais educativos, entretenimento e diversão, filmes e séries para todas das idades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.