O filme Duna: onde assistir e tudo sobre o lançamento

O filme Duna é um dos lançamentos mais esperados de 2021, mas antes de assistir melhor entender o universo que envolve a ficção científica de Frank Herbert.

O épico é uma adaptação do diretor Denis Villeneuve para o clássico homônimo de ficção científica escrito por Frank Herbert em 1965, contando com um elenco repleto de estrelas de Hollywood: Oscar Isaac, Timothée Chalamet, Javier Bardem, Jason Momoa e Zendaya.

A adaptação de Denis usa duas horas e meia para contar dois terços do livro.

No filme, vamos acompanhar o jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet), cuja família passa a administrar o planeta desértico Arrakis (conhecido pela população nativa como “Duna”), lugar de única fonte da especiaria rara chamada “melange”, o material mais valioso do universo. Enquanto isso, uma conspiração está se formando contra os Atreides partindo de uma família rival conhecida como Harkonnens, e o destino de Duna está eventualmente em jogo, mas o próprio Paul pode estar no centro de uma profecia profetizada há muito tempo que ele ainda não entende.

O que é Duna?
Duna é um romance de ficção científica do escritor estadunidense Frank Herbert.

Publicado em 1965, o livro chegou a vencer o Hugo do ano seguinte e se tornou um dos mais vendidos e conhecidos livros sci-fi de todos os tempos.

Duna por muito tempo foi visto como um desafio para a adaptação ao cinema por tamanha complexidade. O filme é conhecido por ser grandioso, seja na arquitetura, nos ambientes ou pelos vermes gigantes. Ele foi adaptado uma vez, mas a produção foi um verdadeiro fracasso, mesmo nas mãos de um diretor experiente como David Lynch em fazer um filme render financeiramente.
Em 1984, o diretor David Lynch fez seu Duna estrelado por Kyle MacLachlan, que na época foi bastante criticado. O próprio diretor não defende o trabalho e chegou a dizer que tinha orgulho de tudo que fez em sua carreira, exceto de Duna, em um vídeo no seu canal no YouTube. O trauma foi tanto que, em uma recente entrevista ao The Hollywood Reporter, ele chegou a dizer que não tem interesse no novo Duna justamente porque o seu filme foi um fracasso e uma tremenda dor de cabeça.

Confira aqui um vídeo lançado pela IMDb comparando as duas versões:

 

Além do Duna de Lynch (1984), houve também uma tentativa de produção do cineasta chileno Alejandro Jodorowski e uma minissérie no canal SyFy de quase cinco horas que malmente foi recebida pela crítica e público.

Duna é difícil de ser adaptado não somente pela história, mas pela linguagem utilizada, e o traz um glossário que é necessário para a compreensão.

Reunimos aqui os fatos essenciais para você entender a trama, vamos lá…

Para entender Duna, você precisa primeiro saber que a trama se passa em um futuro distópico, onde os planetas são comandados por casas nobres, parte de um império feudal intergalático.

ARRAKIS
Arrakis, também conhecido como Duna, é o planeta no centro da história de Duna. Tem uma vasta e árida paisagem desértica e é nativo de uma raça humana conhecida como Fremen, além dos gigantes vermes da areia, que produzem a tão procurada especiaria melange. Por isso, ele é o único planeta com a cobiçada substância e sua importância para comércio e desenvolvimento tecnológico.

Sua capital, Arrakina, se torna a sede do governo para a Casa Atreides quando eles são enviados para governar o lugar e buscar especiarias. Como se trata de um planeta desértico, a água é uma mercadoria escassa em Arrakis, mas pode ser encontrada nas profundezas do subsolo.

MENTATS E GUILDA ESPACIAL
A história de Duna se passa milhares de anos no futuro, mas sua tecnologia é bastante primitiva – nem mesmo existem computadores.

Isso ocorre devido ao conflito chamado Jihad Butleriano, uma revolução que causa a destruição de todos os computadores, máquinas e Inteligência Artificial (IA) do universo.

Então, os Mentats se tornam comuns nas Grandes Casas, pois eles são treinados como “computadores humanos” – seus cérebros são capazes de processar cálculos complexos e armazenar grandes quantidades de informações. Normalmente, os Mentats atuam como conselheiros políticos para os líderes das casas e os aconselham sobre as melhores estratégias a serem tomadas.

Interessante, não é mesmo?

A Guilda Espacial, ou Guilda, é uma organização com monopólio sobre o transporte e as viagens espaciais, por isso são fundamentais para a economia e política do universo de Duna.

Eles têm a capacidade de navegar pela galáxia através da dobra espacial (mais rápido do que a velocidade da luz), o que lhes dá mais poder do que qualquer casa. Para realizar esses transportes e viagens, os Navegadores da Guilda são totalmente dependentes da especiaria encontrada em Arrakis.

OLHOS AZUIS

Os Fremen são o povo nativo de Duna, as tribos livres de Arrakis. Eles foram fortemente oprimidos pelos Harkkonen, mas ainda continuam sendo uma entidade feroz com a qual não se deve brincar.

Eles vivem no ambiente desértico do planeta, mas sobrevivem por causa de suas roupas equipadas, que apresentam um sistema com reaproveitamento da umidade do corpo e torna a água potável (por isso os tubos no nariz).

Por causa da longa exposição que eles sofrem da especiaria melange, sua corrente sanguínea sofreu uma mutação para dar a eles olhos totalmente azuis.

Para os Fremen, os vermes da areia são como figuras divinas e acreditam na profecia de que um salvador (conhecido como Mahdi) chegará e os libertará da exploração imperial sofrida por eles em Arrakis.

A principal tribo Fremen que vamos encontrar em Duna é Sietch Tabr, que apresenta como líder Stilgar (Javier Bardem), e ainda conheceremos Chani (Zendaya), Shadout Mapes (Golda Rosheuvel) e Jamis (Babs Olusanmokun).

VEJA O ELENCO DE DUNA E OS PERSONAGENS

Você com certeza já está com as emoções a mil para assistir o filme Duna, mas que tal conhecer o elenco e o nome dos personagens antes?

Confira a lista:
Paul Atreides — interpretado por Timothée Chalamet
Duncan Idaho — interpretado por Jason Momoa
Lady Jessica — interpretada por Rebecca Ferguson
Chani — interpretada por Zendaya
Gurney Halleck — interpretado por Josh Brolin
Glossu Rabban — interpretado por Dave Bautista
Duque Leto Atreides — interpretado por Oscar Isaac
Stilgar — interpretado por Javier Bardem
Piter de Vries — interpretado por David Dastmalchian
Vladimir Harkonnen — interpretado por Stellan Skarsgård
Jamis — interpretado por Babs Olusanmokun

 

ONDE ASSISTIR FILME DUNA

Duna estreou nos cinemas e a WarnerMedia respeitou a janela de exclusividade e já liberou no HBO MAX.

 

Se você ainda tem HBO MAX, clique aqui e garanta agora acesso a todo conteúdo que só a SKY TV Assinaturas trás para você!