campeao-serie-b

Quem é o campeão da série B?

Quem é o campeão da série B?

Você sabe quem é o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos falar um pouco mais a respeito desse campeonato.

A Série B do Brasileirão é um campeonato que equivale a 2ª divisão ou escalão do Campeonato Brasileiro.

Esse torneio, desde que foi criado, teve diversos formatos, incluindo aqueles com fases eliminatórias e, atualmente, os pontos corridos.

Além disso, a Série B também já teve 33 clubes campeões, sendo eles de 12 estados distintos do Brasil.

Apenas 7 clubes venceram mais de uma vez a Série B, o Goiás, o Coritiba, o América Mineiro, o Botafogo, o Paysandu, o Palmeiras e o Bragantino.

Essa competição, que atualmente é organizada pela CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, é disputada por 20 clubes em sistema de pontos corridos, com turno e returno (cada time joga contra os outros 19 duas vezes).

Os clubes que terminam nas 4 primeiras colocações são promovidos à Série A do ano seguinte, ao passo que os últimos quatro são rebaixados para a 3ª divisão, conhecida como Série C.

A Série B, oficialmente, teve início no ano de 1971, mas foi somente na década seguinte, nos anos 80, que ela começou a ser disputada ano após ano, com maior regularidade.

Como o objetivo inicial, nos anos 1970, era do torneio ser democrático e integrar os estados e os clubes nacionalmente, não havia divisões de acesso.

 

A Taça de Prata

Nos anos 1980, a Taça de Prata surgiu como uma forma de divisão de acesso para a elite do Brasileirão.

A Taça de Prata, aliás, era o torneio direcionado para todas as equipes que não alcançavam a classificação para a 1ª divisão, conhecida como Taça de Ouro, através dos campeonatos estaduais.

Esse torneio já tinha um regulamento visando possibilitar às equipes com melhor campanha diretamente para a 1ª divisão.

A Série B do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos foi no ano de 2006.

Atualmente, o sistema continua o mesmo das últimas 15 temporadas, com as quatro equipes melhores classificadas subindo para a Série A e as quatro últimas sendo rebaixadas para a Série C.

Ao longo desses 15 anos, foram 13 as equipes que conseguiram subir para a Série A, mas que logo em seguida voltaram para a Série B, mostrando como é difícil se manter na elite do Brasileirão.

 

Qual a premiação da Série B 2021?

A Série B é um torneio que tem o modelo de remuneração de cotas similar ao das maiores ligas da Europa.

Isso quer dizer que não existe uma remuneração para as 20 equipes depois de finalizadas as 38 rodadas considerando qual foi o desempenho de cada uma das equipes.

Todas as 20 equipes compartilham as cotas de forma igual, sendo elas referentes aos direitos de transmissão que são pagos pela TV que detém eles.

Entretanto, visando trazer um maior interesse dos clubes pelo título da Série B, quem termina como campeão tem sim uma boa vantagem.

A equipe campeã se classifica, de forma automática, para a 3ª fase da Copa do Brasil, que no ano de 2021 pagou a quem disputou essa etapa um total de R$ 1,7 milhões.

 

Quem é o campeão da Série B?

O campeonato da Série B de 2021 já acabou e temos então o novo campeão.

Você sabe quem é o campeão da Série B?

O título de campeão da segunda divisão do futebol brasileiro é o Botafogo, que alcançou a taça com 70 pontos em 38 jogos, 5 a mais do que o 2º colocado.

Esse foi o 2º título do Botafogo na Série B, que também havia ganhado em 2015.

 

 

Conclusão

Em síntese, o campeão atual da Série B é o Botafogo, que conquistou o 2º título na competição e está classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil.

Gostou do artigo de hoje sobre quem é o campeão da série B?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.